13 de fev. de 2017

Tutorial sobre CPs e Meshes

Tutorial sobre CP e Mesh

AVISO: a maioria dos exemplos é de TS2, mas a informação vale para qualquer The Sims!



Você não sabe o que é CP, mods ou recolor?
Você baixou um item CP, mas não tem a recolor ou a mesh? Ou está em dúvida do que baixou realmente? Acha que é um mod só por que é diferente de algo do jogo?

O que é mod, CPs, mesh, recolor e textura exatamente?
Vamos esclarecer o que é CP vs Mod e a diferença entre mesh e recolor.



Vamos entender estes nomes por partes. Para isso vamos contar com a ajuda de Laura Caixão e seu vestido vermelho.



01. Mods: são arquivos que alteram o comportamento do jogo.
Exemplo em TS4: mod para evitar que vampiros apareçam em outras vizinhanças que não sejam as dele.
Exemplo em TS2: mod que adiciona uma carreira de Detetive O Mistério de Laura Caixão


02. Conteúdo Personalizado (CP) ou Custom Content (CC): coisas (cabelo, roupa, decoração etc) para o jogo, que foram criados por jogadores. Eles são compostos de Mesh, recolor e textura.
Não importa qual a geração do seu The Sims: é assim em TS2, TS3 e TS4. Somente em TS1 não precisa de mesh.




03. Mesh ou Malha: é um arquivo responsável pelo formato do CP (conteúdo personalizado), seja de roupa, cabelo ou objeto. Todo projeto 3D (todo mesmo, inclusive filmes como Jurassic Park e animações mais recentes) usam mesh ou malha para dar forma a um objeto 3D criado por computador.
  



Neste link vemos algumas meshes separadas:

Em TS2, uma roupa sem mesh nem aparece. A sim aparece no CAS e no Bodyshop com outra roupa no lugar, ou com a parte do corpo faltando (caso mais raro, mas já ocorreu).




Se for The Sims 2 e  for objeto e a mesh dele estiver ausente, ser escravizada e você não ter o original (mais detalhes em Textura) ou estiver com defeito, o item irá aparecer piscando em azul; 



Se for lote ou sim de The Sims 4, aparecerá uma mensagem de que o item foi excluído e no modo compra/construção, nem irá aparecer. 

Não tenho muitas informações ainda de como fica em The Sims 3 sem mesh. Compartilhe conosco sua experiência!


04. Recolor ou recolour: a cor da roupa ou item. Uma mesma roupa ou cabelo pode ter várias cores, mas usará apenas uma só mesh, que é responsável pelo formato.

Veja este roupão vermelho:


É apenas uma recolor. A mesh é da expansão Cozinhas e Banheiros de TS2. Por isso, se a pessoa não tiver a expansão, a recolor não irá aparecer. Por este motivo que na descrição do download, muitas vezes os criadores informam que o CP exige uma expansão específica.

Veja este vestido abaixo. Observe a quantidade de cores que há para ele.


Parece um vestido do pacote Glamour de TS2, mas a criadora fez uma mesh só para ele, para que fosse mais longo. A mesma mesh possui várias cores (recolors). Quem tiver esta roupa, não precisa do pacote Glamour.


05. Textura: Agora vamos falar de um assunto mais delicado que somente a cor, pois textura é a aparência do tecido (ou cabelo, móveis, etc).

A roupa de Laura de TS2 lembra que tecido a você? A mim, parece veludo com um debrum feito de cetim no bustiê.


O conjunto é do jogo, mas há esta opção como vestido inteiro

Essa aparência de veludo é o que chamamos de "textura".
Lembrando: textura não é a cor, mas como o objeto se mostra.

Agora este vestido abaixo: parece o mesmo que o anterior, mas observe que o "tecido" parece diferente: parece algo mais rústico, como brim ou algodão e mostra costuras de cima a baixo.




Esse detalhe do tecido ou objeto é o que chamamos de textura. E a criadora desta textura se chama Nilou. Há recolors das duas texturas e quem faz recolors em cima delas, é moralmente obrigado a informar quem é o criador da textura original. Pelo menos é gentil da parte de quem respeita isso!

Outro exemplo da diferença entre recolor e textura:
Essa recolor amarela, que aparece abaixo, foi feita por uma criadora chamada Igie em cima da textura do top Maxis:


Outra criadora chamada Artemida fez esta outra recolor em cima da textura de Nilou (lembra do vestido vermelho acima?):


Dois tops! A mesma cor! Vestem a mesma sim, mas são completamente diferentes devido à textura.



·  Mais sobre textura!


Os arquivos referentes à textura podem estar escravizados a um outro arquivo, o CP original (ou master) que deu origem à textura que interessa.
Este terno de Vladmir Caixão e este vestido de Laura são dois exemplos. Se você baixá-los, mas não baixar os arquivos originais (com o link informado pela autora), as roupas  aparecem, mas sem cor e ficam tão estranhas no CAS que Vladmir e Laura se recusaram a serem printados sem a textura.


·  Arquivo escravo/slave: pode ser de recolor, textura ou mesh. Precisa de informações que estão no arquivo original/master. Há criadores que colocam os arquivos de textura em separado, para você ter a opção de deletar se já tiver o original ou de manter, caso não queira baixar o original. Isto ocorre porque o arquivo escravizado é muito menor do que se fosse independente. Ex: O arquivo ser 1 Mb e depois pesar apenas 40 Kb. Uma boa saída para quem tem computador considerado fraco, mas deseja ter muitos CPs.


Em TS4, a maior variação conhecida sobre textura são os cabelo Alpha e os cabelos Maxis Match.


·  Mesh, onde está?


A maior parte dos criadores (os sérios, pelo menos), quando não podem colocar a mesh no mesmo download de sua criação devido a política do criador da mesh, ele dá o link da mesh respectiva.

Um exemplo são estas conversões dos vestidos de Cassandra e Laura para criança (TS2).
  
Download

As criadoras da recolor e da mesh são diferentes. A autora da recolor pôs o link das meshes logo abaixo do download. E na foto ainda colocou o nome da autora da mesh (o destaque em branco fui eu que fiz).

Outro exemplo é este cabelo para TS4. Devido à política de criação do autor, a recolorista não colocou a mesh no arquivo, mas indica onde podemos baixar.
  
Download


Porém, às vezes pegamos um sim pronto ou uma casa pronta e falta algo: a mesh ou recolor. Onde buscar?

Em TS2 podemos ver o nome de cada arquivo de CP pelo programa Sims2Pack Clean, após recriarmos o sim no Estúdio de Criação com a roupa faltante, ou após embalarmos a casa dentro do próprio jogo. Assim, identificamos que arquivo está incompleto.

Um jeito interessante e fácil de buscar o que falta, é através deste site, mas ele é somente para TS2: 

Em The Sims 4, para localizarmos o CP ou o nome dele dentro de nossa pasta de arquivos, podemos usar o Sims 4 Studio ou Tray Importer.


Boa sorte com seus Conteúdos Personalizados!


Se tiver qualquer dúvida, pode deixar seu comentário que eu respondo.




9 comentários:

  1. Bem fácil de entender. Parabéns pelo texto <3

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom, amei! :D Bem explicativo ;)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Priscila! De vez em quando lançarei algo novo, mas informativo para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Arrasou, Déa! Excelente explicação sobre cada um! Quem não entende agora tem um excelente texto para aprender! Parabéns!!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Quase todos nós já sofremos com isso e acho justo sabermos melhor cada coisa para evitar novos erros com estes itens (que eu não deixo de baixar).

      Excluir